Gestão Estratégica de Procurement: Compras, Fornecedores e Contratos com Foco em Digitalização e Compliance
Objetivos Gerais:
Este curso destina-se a profissionais que pretendam adquirir competências fundamentais para a organização e gestão estratégica da função de Procurement, com especial foco no setor financeiro. A formação promove uma abordagem integrada e prática às compras, negociação, avaliação de fornecedores e gestão contratual, incorporando ferramentas digitais e princípios de ética e compliance.
Objetivos Específicos:
No final deste Curso os participantes saberão:
- Desenvolver estratégias de compras alinhadas com os objetivos da organização;
- Gerir e classificar tipologias de compras de forma eficiente e estratégica;
- Avaliar riscos e identificar oportunidades no processo de aprovisionamento;
- Negociar com fornecedores com foco na criação de valor, sustentabilidade e ética;
- Medir e melhorar a performance da função compras através de indicadores de gestão;
- Selecionar, qualificar, auditar e acompanhar fornecedores de forma sistemática;
- Gerir despesas corporativas (Global Expense) com recurso a ferramentas digitais integradas;
- Integrar a função de procurement com sistemas de informação (ERP, SCM);
- Gerir contratos de serviços e frotas com foco em sustentabilidade e eficiência;
- Promover práticas de compras éticas e em conformidade com normas internas e externas.
CONTEÚDOS
Módulo I – Estratégia de Compras e Planeamento
Módulo II – Tipologias de Compras e Análise de Complexidade
Módulo III – Constrangimentos, Risco e Oportunidades no Procurement
Módulo IV – Técnicas de Negociação e Relacionamento com Fornecedores
Módulo V – Organização da Função Compras e Medição de Performance
Módulo VI – Seleção, Avaliação e Auditoria de Fornecedores
Módulo VII – Gestão de Despesas Corporativas (Global Expense)
Módulo VIII – Ferramentas Digitais e Eficiência no Procurement
Módulo IX – Gestão de Contratos de Serviços e Frotas (Fleet & Facilities)
Módulo X – Compliance e Ética na Função Compras
Módulo II – Tipologias de Compras e Análise de Complexidade
Módulo III – Constrangimentos, Risco e Oportunidades no Procurement
Módulo IV – Técnicas de Negociação e Relacionamento com Fornecedores
Módulo V – Organização da Função Compras e Medição de Performance
Módulo VI – Seleção, Avaliação e Auditoria de Fornecedores
Módulo VII – Gestão de Despesas Corporativas (Global Expense)
Módulo VIII – Ferramentas Digitais e Eficiência no Procurement
Módulo IX – Gestão de Contratos de Serviços e Frotas (Fleet & Facilities)
Módulo X – Compliance e Ética na Função Compras
High Skills - Formação e Consultoria
Angola | Cabo- Verde | Moçambique | Portugal | S. Tomé e Príncipe
Angola | Cabo- Verde | Moçambique | Portugal | S. Tomé e Príncipe









