A Função de Compliance na Banca Comercial
Objetivos Gerais:
Este curso é dirigido a todos os profissionais que pretendam adquirir conhecimentos de Compliance na Banca Comercial.
Objetivos Específicos:
No final deste Curso os participantes saberão:
- Definir e estabelecer a necessidade de um Departamento de Compliance;
 - Evitar responsabilidades pessoais: deveres e obrigações de "high managerial agents";
 - Definir perfis de risco entre os empregados;
 - Administrar os assuntos legais em compliance;
 - Detetar mecanismos de alarme e proteção;
 - Estabelecer os elementos fundamentais de um programa de compliance;
 - Aplicar as normas de compliance ao seu negócio;
 - Medir a eficiência de um programa de compliance;
 - Sistematizar os índices críticos de compliance;
 - Englobar a compliance em procedimentos operacionais;
 - Adequar a realização de investigações internas;
 - Realizar a manutenção e melhoria do programa;
 - Ser capaz de lidar com os acionistas em caso de investigação interna;
 - Evitar o Branqueamento de Capitais através da compliance;
 - Avaliar o impacto do Conselho de Administração e do Diretor – Geral na cultura compliance;
 - Transformar a compliance numa vantagem competitiva.
 
CONTEÚDOS
Módulo I – Conceitos
- Fundamentos de Compliance;
 - Porque é necessário um Departamento de Compliance;
 - Quais as Funções do Departamento de Compliance;
 - O Enquadramento Legal da Compliance;
 - Como estabelecer um Programa de Compliance;
 - A Eficiência dos Programas de Compliance;
 - Como realizar a Manutenção e Melhoria do Programa;
 - Investigações Internas;
 - Como evitar o Branqueamento de Capitais através de compliance;
 - Qual a Relação dos Conselhos de Administração com a área de Compliance;
 - Como se pode transformar a Compliance numa vantagem competitiva e como lidar com as crises.
 
- Diferença entre Auditoria Interna e Compliance;
 - Quais os referenciais para uma Auditoria de Compliance? Qual o papel dos Auditores Internos numa Auditoria de Compliance? Conhecer o Auditado;
 - Competências e Formação dos Auditores Internos;
 - Ferramentas e Metodologias para uma Auditoria de Compliance;
 - Como planejar as Auditorias de Compliance;
 - Critérios a considerar para planejar a auditoria;
 - Objetivos, escopo, testes e outros procedimentos de auditoria.
 
- Caixa;
 - Abertura de contas;
 - Movimentação de contas;
 - Contas internas de regularização;
 - Transferências entre contas;
 - Contas sem movimento;
 - Descobertos;
 - Conformidade documental;
 - Cartões;
 - Banca eletrónica;
 - Acessos aos sistemas.
 
High Skills - Formação e Consultoria
Angola | Cabo- Verde | Moçambique | Portugal | S. Tomé e Princípe









