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As competências e os padrões de desempenho na Gestão de Frotas
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A globalização das trocas comerciais veio trazer novos desafios ao transporte de pessoas e produtos, tendo sido criada uma rede mundial de transportes que cobre tanto os grandes centros de produção e distribuição como o local mais remoto do planeta, com circulação por terra, mar e ar.

É neste contexto que a logística dos transportes tem vindo a ser estudada e otimizada, com vista à criação de elevados níveis de eficiência que têm permitido uma contínua redução dos tempos de transporte e dos custos envolvidos em todas as operações ao longo de toda a cadeia de abastecimento (Supply Chain), desde o produtor das matérias primas ao consumidor final. Sendo assim a evolução na otimização dos transportes, a par com o desenvolvimento de redes de comunicação mais rápidas e com maior largura de banda, tanto baseadas em plataformas terrestres como móveis, que surge a necessidade da existência de profissionais altamente qualificados na gestão e operação de todas as fases dos transportes, necessitando de ter bons conhecimentos do funcionamento de toda a cadeia de abastecimento, desde a logística da produção à logística da distribuição, passando pelos armazenistas e pelas grandes plataformas logísticas, permitindo atingir uma visão integrada de toda a atividade do transporte.


A gestão interna do transporte das empresas, seja na movimentação de mercadorias seja na movimentação de pessoas, uma gestão de frotas eficaz de todo o parque móvel tem de ser pautada por elevados graus de profissionalismo, sendo necessário que todos os intervenientes sejam portadores de conhecimentos que lhe permitam a realização das suas tarefas, que vão desde a escolha dos veículos mais apropriados a cada situação, passando pela escolha do modo de aquisição e financiamento, determinação de rotas e frequências, manutenção, entre várias decisões que se colocam ao gestor. O profissional afeto à condução dos veículos, sejam terrestres, marítimos ou aéreos, deve possuir igualmente o conhecimento de todos os aspetos logísticos que o envolvem, permitindo a sua plena integração no elo da cadeia de abastecimento em que se insere, evitando a descoordenação com as atividades dos outros players.

A eficácia e a obtenção de elevados níveis de eficiência atingem-se quando os profissionais possuem boas competências técnicas, sendo fundamental a aposta na formação contínua dos profissionais, sendo assim a High Skills está preparada para os dotar de bons conhecimentos para a utilização das ferramentas disponibilizadas e de capacidade de decisão, dando-lhe a capacidade de evoluir para um desempenho de excelência.

Engº Vasco Carvalho - Coordenador da área de Compras, Stocks e Logística


Habilitações Académicas:

• Engenharia Mecânica, Manutenção de Equipamentos;
• Frequência do Mestrado em Engenharia Mecânica, Ramo de Energia, Refrigeração e Climatização;
• Especialização em Qualidade do Ar Interior (QAI) – Decreto-Lei 79/2006 de 04 de Abril (Técnico do Grupo A, certificado 1252R/13-A da Agência Portuguesa do Ambiente);
• Formação Pedagógica Inicial de Formadores, Formação de Formadores (CCP nº F625897/2014)

Percurso Profissional:

• Exercício de Engenharia na Área da Manutenção ao longo de 26 anos, tendo exercido funções de coordenação e chefia de departamentos de inspeção, consultoria, auditoria e execução de trabalhos em edifícios de habitação, serviços e instalações industriais com vista a detetar e colmatar anomalias, falhas na conceção e desenvolver métodos ou alterações permitindo otimizar o funcionamento e de reduzir os custos de exploração;

• Gestão de contratos e acompanhamento de grandes clientes de Multinacionais, Banca e Organismo Públicos;

• Desde Janeiro de 2014 exerço funções de gestão, consultor e auditor de engenharia na High Skills e na firma aiMC – auditorias e inspeções de engenharia, com a realização de trabalhos de auditorias ao funcionamento de instalações com equipamentos elétricos e eletromecânicos; Inspeções periódicas de trabalhos de manutenção e preparação e fiscalização de obras novas, e formação na área técnica;

• Colaboração anterior nas seguintes firmas:
o PLM – Planeamento e Gestão de Manutenção;
o Siemens Portugal;
o Oeiras Viva – Gestão de Equipamentos Sócio-Culturais e Desportivos;
o EMEL – Emp. Municipal de Estacionamento de Lisboa;
o SIM II, Siemens Manindústria Serviços de Manutenção ACE;
o Neocel – Impressão e Manufactura SA.