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Compliance – Conceitos gerais e Auditoria


Objetivos Gerais:

Já faz algum tempo que as Auditorias das organizações expandiram muito o escopo de seus trabalhos e a complexidade das suas atividades e, como resultados enfrentam um ambiente regulatório em constante mudança e cada vez mais complicado. Somado a isso, casos recentes de exposição negativa da imagem de empresas gerados por fatos relacionados à ética, corrupção, assédio moral, fraudes, impactos ambientais e outras várias falhas de Compliance levam reguladores, investidores e o público em geral a prestar mais atenção do que nunca às práticas corporativas voltadas ao atendimento das questões regulatórias.

O objetivo deste Curso é dar a conhecer aos participantes que as Falhas de Compliance pode resultar também em litígios, multas financeiras, restrições regulatórias e danos à reputação. Para muitas organizações, a terceirização de parte ou de toda a função de Compliance é a maneira mais eficaz de conseguir alto desempenho nessa área. A terceirização total ou parcial da área de Compliance permite maior valor agregado, redução de custos e realocação de recursos treinados para áreas estratégicas da organização.

Objetivos Específicos:

No final deste Curso os participantes saberão:
  • Definir e estabelecer a necessidade de um Departamento de Compliance;
  • Evitar responsabilidades pessoais: deveres e obrigações de "high managerial agents";
  • Definir perfis de risco entre os empregados;
  • Administrar os assuntos legais em compliance;
  • Detetar mecanismos de alarme e proteção;
  • Estabelecer os elementos fundamentais de um programa de compliance;
  • Aplicar as normas de compliance ao seu negócio;
  • Medir a eficiência de um programa de compliance;
  • Sistematizar os índices críticos de compliance;
  • Englobar a compliance em procedimentos operacionais;
  • Adequar a realização de investigações internas;
  • Realizar a manutenção e melhoria do programa;
  • Ser capaz de lidar com os acionistas em caso de investigação interna;
  • Evitar o Branqueamento de Capitais através da compliance;
  • Avaliar o impacto do Conselho de Administração e do Diretor – Geral na cultura compliance;
  • Transformar a compliance numa vantagem competitiva.


CONTEÚDOS

Módulo A – Conceitos

Módulo I - Fundamentos de Compliance
Módulo II - Porque é necessário um Departamento de Compliance
Módulo III - Quais as Funções do Departamento de Compliance
Módulo IV - O Enquadramento Legal da Compliance
Módulo V - Como estabelecer um Programa de Compliance
Módulo VI - A Eficiência dos Programas de Compliance
Módulo VII - Como realizar a Manutenção e Melhoria do Programa
Módulo VIII - Investigações Internas
Módulo IX - A Relação dos Programas Ani-Fraunde com os Programas de Compliance
Módulo X - Como pode uma Multinacional implementar um Programa de Compliance efetivo, a nível mundial, adaptado às especificidades de cada País
Módulo XI - Qual a Relação dos Conselhos de Administração com a área de Compliance
Módulo XII - Como se pode transformar a Compliance numa vantagem competitiva e como lidar com as crises

Módulo B – Auditoria

Módulo I - Porquê uma Auditoria de Compliance?
Módulo II - Estrutura de uma Auditoria de Compliance
Módulo III - Quais os referenciais para uma Auditoria de Compliance? Qual o papel dos Auditores Internos numa Auditoria de Compliance? Conhecer o Auditado
Módulo IV - Competências e Formação dos Auditores Internos
Módulo V - Ferramentas e Metodologias para uma Auditoria de Compliance
Módulo VI - Como planejar as Auditorias de Compliance
Módulo VII - Como elaborar um Programa de Auditoria de Compliance
Módulo VIII - Como escrever um Relatório da Auditoria de Compliance
 










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Horário:
Duração: 60 Horas
Investimento: 3.900,00€
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